Dava para fazer história
Em julho de 2023 se realiza o Miss Universo Brasil 2023, e há a expectativa para um resultado histórico: três mães disputaram o concurso e uma delas poderia sair com a coroa sendo a primeira mãe eleita para disputar o Miss Universo — o Miss Guatemala e o Miss Colômbia só foram realizados nos meses seguintes.
Eram elas: a Miss Goiás, Renata Guerra; a Miss Maranhão, Lorena Maia; e a Miss Piauí, Gabriela Reis Menezes. Somente a Miss Goiás se classifica no concurso e é finalista. Contudo, não vence, apesar de favorita. A coroa fica com a gaúcha Maria Brechane, de 19 anos, que não se classifica no Miss Universo 2023 realizado em El Salvador, em novembro.
“Ser uma das favoritas me ajudou a chegar muito confiante no concurso. Eu tava com um time de fãs e fãs mamães que acreditavam muito na minha vitória, até mesmo para provar de uma vez por todas que mães podem estar e ser o que quiserem. E estar onde quiserem independente dos filhos”, afirma ela.

Ela explica que durante a preparação contou com a compreensão da filha, o trabalho em conjunto com o marido para divisão de tarefas e também o blog que os dois mantêm juntos, o Samira na Lua: “Meu marido sempre me protegeu muito de pessoas que puderam me desestimular no período de preparo para o miss. Ele sempre foi muito companheiro. Todas as vezes que ele via que a minha agenda tava muito lotada, ele passava o plantão de médico para poder dar mais atenção à Samira para suprir um pouco ou de alguma maneira tentava fazer com que ficasse mais leve e equilibrado: aula de inglês de manhã e de noite passarela. Então, a gente ia sempre fazendo uma onda para que ficasse bem equilibrado para nossa harmonia em casa, para que nada fosse ‘ah é por causa do miss’, para que não tivesse motivos para que uma coisa ou outra fosse ruim. Tentamos deixar tudo para que ficasse a Renata mãe, miss, modelo, esposa. Todo mundo conseguiu acompanhar e viu que foi verdadeiro a minha dedicação no preparo e dedicação em casa também”.
Ela, que tem 27 anos, diz que é cedo para falar se volta a disputar o concurso novamente, mas incentiva a participação de outras mulheres e mães, principalmente com as novas regras que tiraram o limite de idade. "A Organização Miss Universo anuncia a eliminação de todos os limites de idade em todos os concursos Miss Universo e associados. Esta mudança se aplicará a todos os concursos de 2024 em todo o mundo. A partir de então, todas as mulheres adultas do mundo serão elegíveis para concorrer ao Miss Universo”, informa o Miss Universo em setembro.
“'Se não é agora, quando vai ser?' É uma fala da Miss Universo 2022 e eu uso para mim também, porque a gente tem que viver nossos sonhos independente da hora, da idade. Para mim foi muito especial participar do Miss Universo Brasil. Eu não imaginava que um dia eu voltaria a ser miss pelo fato de ter sido mãe aos 23 anos. Voltar sendo mãe, trazendo tudo de mais lindo e mais verdadeiro que eu acredito foi realmente uma coisa que é um presente. Independente do resultado, todos os dias que eu estive naquele confinamento eu fui eu, consegui levar toda a verdade que tava no meu coração reproduzir para as pessoas que estavam ali dentro e do lado de fora também. Isso não tem preço", fala a Miss Goiás.
"Dormir todos os dias pensando que eu fiz o meu melhor e as pessoas viram isso e tudo bem que não veio a faixa e coroa, porque o maior título é o que eu já tenho dentro da minha casa e eu espero que seja para sempre, que é a minha família. Sou uma mulher casada com muito orgulho, tenho a minha filha, estou formando a minha família, tenho a minha carreira na música que está se estabelecendo e como modelo muito bem estabelecida. Sou grata todos os dias por todas as pessoas que já passaram na minha vida, que estão passando, e por tudo que eu estou construindo sendo essa Renata que todos conheceram”, agradece Renata.
Comentarios