Regras de concursos antes e agora, alterações, inclusão e novas abrangências: o mito do padrão miss que não é tão mito assim
Apesar de que os concursos de beleza não deixam explícitos que não exigem que as candidatas devam possuir uma altura ou peso específico, ao vermos um show final de uma competição de miss, a maioria das candidatas vão apresentar alturas e peso semelhantes, geralmente um corpo mais magro, trabalhado ou não em academias de musculação.
"Eles não dão um padrão de beleza falando que tem que estar com xx quilos ou cintura com tantos centímetros, eles deixam livre, pra gente poder ir do jeito que a gente se sentir melhor. Só que para quem acompanha os concursos de beleza, sabe que se você chegar um pouco fora do padrão, porque infelizmente tem sim um padrão, você não é nem vista [se estiver fora dele]", desabafa Lorena Luiza, mãe de três filhos que disputou o Miss Universo Minas Gerais 2023, sem classificação, como Miss Esmeraldas.

Ela revela que escolheu ficar mais magra justamente para tentar se enquadrar nesse padrão que é imposto implicitamente: "Optei por emagrecer porque o meu propósito de ir para o mundo miss é mostrar para mamães que a gente não precisa de cirurgia no corpo inteiro para ser bonita ou conseguir ganhar um concurso. Na minha cabeça, antes de eu construir o que eu estou construindo, o que eu quero levar e o que eu quero mudar nos concursos, uma miss ideal pelo o que eu vi no outro concurso é: uma menina de 1.70m ou 1.75m, vestindo 36 e pesando 50 kg".
Larissa só conseguiu participar do concurso, mesmo sendo jovem, com apenas 25 anos, porque o Miss Universo alterou a regra existente desde a década de 1950 e que impedia a participação de mães. Nos primeiros anos, o Miss Universo não tinha regulamento que impedia as mães de competir e duas delas conseguiram disputar o concurso, ainda que não tivessem se classificado em suas edições: Indrani Rahman, dançarina e Miss Índia 1952. Depois, Rosa Merello Catalán, Miss Chile, disputou o Miss Universo em 1955. A partir dali, somente participaram misses solteiras e sem filhos. A mudança foi tão radical que em 1957 a Miss EUA, Mary Leona Gage, foi destituída em meio a um escândalo por mentir a idade, mentir sobre ter filhos e por ter sido casada duas vezes aos 18 anos.
Linha do tempo das regras nos dois principais concursos internacionais
1957: proibição de mães e casadas no Miss Universo
1982: eliminação do anúncio de medidas no Miss Mundo
2012: aceitação de mulheres transgêneros no Miss Universo
2014: eliminação do desfile de biquíni na final do Miss Mundo
2022: eliminação da restrição de participação de mães, casadas e divorciadas no Miss Universo
2023: eliminação do limite de idade no Miss Universo
Comments