AS FRANQUIAS
- Caio Santana
- 5 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de dez. de 2023
As franquias e seus valores: segredos não revelados
A existência dos concursos de beleza por si só geram toda uma economia. Mas o valor exato de quanto a empresa Miss Universo (avaliada em R$ 100 milhões, valor que foi adquirida em 2022) — ou outro concurso — faz, não é possível mensurar. Uma das principais arrecadações vêm da cobrança para que os países realizem suas etapas nacionais dos concursos. Contudo, há cláusulas que impedem os franqueados revelarem os valores corretos devido a possíveis diferenças de valores pagos com franqueados de outros países, com mais ou menos tradição nos concursos de beleza.
“O Mundo e o Supra sei que eles cobram bastante, principalmente de países da Ásia como Vietnã, Tailândia e Indonésia. Esses pagam boas fábulas. No Miss Universo quem paga muito é França, México, Venezuela, Colômbia. É muita grana, às vezes 100 mil, 150 mil, 80 mil dólares e esse valor dobra se você adquirir os direitos de TV também. No Miss Mundo a média eu não sei. No Grand sei que posso falar que cobram entre 5 e 20 mil dólares. Se você paga por cinco anos seguidos, você tem desconto”, revela Henrique Fontes, franqueado do Brasil para os concursos do Miss Mundo, Miss Supranational e Miss Grand International.

Karina Ades diz que havia um acordo entre a TV Bandeirantes e o Miss Universo, com uma licença para realizar o concurso até 2019. Havia um contrato assinado para a parceria em que a TV era detentora do concurso e a Polishop detinha os direitos para usar sua marca “Be Emotion” e se responsabilizada por sua produção. Esse contrato dependia ainda de uma licença anual, cujo valor ela não sabia.
Aretha Procópio, que também trabalhou com Karina na época do Miss Brasil com a Polishop/Band, seguiu com as seguintes gestões até agora, em 2023. “Estou na minha terceira transição de detentores da franquia. Não consigo falar de números da era Polishop porque eu não tinha acesso a isso".
Entretanto, ela consegue dar uma média de quanto o Miss Universo cobra para um franqueado aqui no Brasil e disse que o valor não sofreu grandes alterações desde pelo menos 2015: "Mas eu consigo afirmar que o valor não foi alterado bruscamente. O valor da franquia é em média 100 mil dólares”. Esse valor para realizar o Miss Brasil corresponde a uma quantia em torno de R$ 500 mil reais anuais.




Comentários